Webinar Consultoria Ágil - Ep8: Modelagem de Negócios - PLANILHA EXCEL

Webinar Consultoria Ágil - Ep8: Modelagem de Negócios - PLANILHA EXCEL Pessoal sejam bem-vindos ao nosso oitavo encontro ao vivo da série consultoria ágil hoje o tema é modelagem de negócio modelo de negócio na verdade né Eu quero mostrar para vocês basicamente o que que é o modelo de negócio e falar aqui sobre alguns tipos de modelo de negócio e também por que é importante para um consultor saber sobre modelo de negócio eh Então a nossa agenda hoje ela tá bem simples né vou fazer a introdução que eu sempre faço falar da Luz falar da série consultoria ágil rápido ente a gente vai entrar no que é um modelo de negócio em.

Webinar Consultoria Ágil - Ep8: Modelagem de Negócios

Seguida vamos falar por que modelagem de negócios é importante no universo da Consultoria principalmente e por último eu vou mostrar alguns tipos de de modelo de negócio né claro que como eu falei né o tempo é apertado são a gente vai ficar aqui 1 hora 1 hora e me0 né espero eu eh então não dá para falar sobre tudo no mundo né sobre modelagem de negócios então eu espero dar assim um um 8020 interessante para vocês mas que cada um Depois faça o dever de casa se aprofunde e até Converse no chat né eu vou deixar.

O chat aberto lá do grupo consultoria ágil esse papo pode varar a semana inteira e quem tiver dúvidas perguntar eu vou tá lá para responder o Diogo também os outros Consultores Afinal né Eu sempre gosto de falar isso eu não sou especialista em tudo eu tô aqui para para ajudar né Cada um com o seu caminho mas pode ter um consultor que trabalha com varejo há 30 anos já e ele vai ser muito mais especialista em varejo do que eu então por que não a gente também trocar os nossos conhecimentos aqui né.

Sempre bom então vamos lá pessoal introdução né Eh primeiro quem é a luz né quem é quem é essa empresa a qual eu tenho um grande prazer de representar que é meu propósito na vida a luz é uma empresa que tem como missão eh desenvolver a sociedade através do empreendedorismo né a gente acredita muito no empreendedorismo como um motor social e a gente acredita que todo empreendedor ele merece atingir o seu potencial e a nossa visão é trabalhar.

Por um mundo em que as empresas não quebrem mais por falta de acesso a networking ferramentas e melhores práticas de gestão coisas que eu considero básicas né que a gente que já já existem né que Mas nem todo mundo tem acesso hoje infelizmente então a gente V empresas com potencial gigante quebrando em até 3 anos ali porque não conseguiram né Eh desenvolver um sistema de gestão ali que que fosse Próspero e a luz já passou por quatro modelos de negócio diferentes né a gente foi um serviço personalizado a gente começou como.

Consultoria então eu já tive no lugar de vocês a gente começou a produtizar essa consultoria então a gente começou a fazer serviços mais fechados né uma consultoria que eu chamo de prateleira e era literalmente de prateleira porque a gente chegou a ter uma loja física com produtos de consultoria na vitrine eh no não preciso nem dizer que deu super errado mas foi uma bela tentativa a gente depois teve começou a virar uma empresa de produtos digitais né E foi quando a gente começou a ganhar a escala de verdade eh a gente abriu um.

E-commerce de planilhas e por último a gente começou a construir um produto tecnológico né que ainda tá em desenvolvimento mas hoje a gente já tem um sistema de assinaturas né que permite que a gente tenha uma oferta mais escalável um relacionamento mais amplo né com com nossos clientes especialmente Consultores e e eu eu nunca falei isso na série consultoria ágil mas eu antes de trabalhar na luz eu cheguei a ser gerente de um de um e-commerce que trabalhava com importação e exportação.

Por por alguns meses então gerenciava toda a operação e realmente essa empresa ela tinha um sistema de de ela ela realmente importava os produtos que ela trazia Então tinha todo aquele aquele processo de de de desembaraço e antes dessa empresa Eu também trabalhei numa holding né que o o objetivo dela era criar lançar crescer e depois vender né ou enfim manter projetos digitais e essa empresa ela tinha uma agência de.

Marketing digital ela tinha um portal de cursos para concursos públicos ela tinha um portal de de subscrição para acesso a conteúdo ela tinha empresas de varejo até né ela tinha um e-commerce por exemplo de uma floricultura online a gente chegou a abrir um clube de vinho então eu já trabalhei com muitos modelos de negócio diferentes dentro do ambiente digital Por isso que eu gosto bastante do tema e é um tema que eu considero de suma importância para todo consultor e falando um pouco da série consultoria ágil eh o nosso objetivo aqui é ajudar.

Empresas de consultoria ou até Consultores Independentes a crescerem via ganho de escala e novas fontes de receita então a gente sabe que ganho de escala é a principal dor do consultor né a gente eu já passei por isso como eu mostrei para vocês né antes da gente começar a produtizar e a gente decidiu fazer essa série de encontros aqui para tentar ajudar nesse caminho então aqui a gente fala sobre criação de produtos de consultoria estruturação e otimização de processos né ligados à consultoria e.

Alguns desafios comuns de consultores e a gente se encontra Toda Toda quinta-feira não desculpa A cada 15 dias quintas-feiras às 19 horas de Brasília eh a gente tem um grupo no WhatsApp o Diogo também vai mandar aqui para quem ainda não está entrar e acompanhar o a nossa agenda de de eventos vamos entrar no tema principal né O que que é um que é um modelo de negócio para começar então de forma simples pessoal o modelo de negócio ele descreve a lógica de como uma organização cria entrega e.

Captura valor né então ela cria valor para alguém ela precisa entregar esse valor ou seja fazer com que esse valor chegue até a pessoa para quem ela está criando aquele valor e ela precisa capturar o valor ou seja ela precisa receber algo em troca né ela precisa monetizar o valor que ela tá criando de alguma forma então é um plano ou um diagrama que detalha como uma empresa pretende ganhar dinheiro especificando suas fonte de receita sua estrutura de custos segmento de cliente.

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    Alvo e os canais pelas quais ela pretende chegar até seus clientes então - PLANILHA EXCEL

    De forma eh rudimentar é mais ou menos isso né alguém aqui não é Não era familiarizado com com o termo modelo de negócio assim o acho que todo mundo né hoje em dia tá na tá na boca do povo e o que eu mais gosto assim em relação ao modelo de negócio é que ele não foi um termo cunhado por alguém sabe não é que nem sei lá análise SWAT foi criada lá atrás ele começou a ser falado as.

    Pessoas falavam no início se referindo a ele Como principalmente né estratégias ali de fonte de receita receita de como monetizar um negócio mas ele ganhou muita popularidade eh quando a internet né foi criada e começaram a surgir modelos de negócio muito inovadores no ambiente digital porque os fundadores desses negócios eles até vários assim foram criados sem ter um modelo de negócio definido né eu lembro na época dos primeiros buscadores por exemplo.

    Eles não tinham modelo de negócio definido o Google não sabia eh como ia ganhar dinheiro quando deu os seus primeiros passos né e até antes do Google tiveram outros então eles começaram a pensar nisso cara como é que eu desenho né como é que eu penso numa forma aqui de ganhar dinheiro né E de de monetizar o valor que eu tô criando que eu tô entregando e foi quando o termo começou a crescer e os primeiros caras a a a.

    Desenharem um diagrama que realmente ganhou o mundo foram o Alexander ostel bder e o ev Spin eu não sei se fala assim o nome dele se não for desculpa iis né Depois eu vou me corrigir Mas eles eles eles escreveram um livro chamado Business Model Generation e e nesse nesse nesse livro eles apresentaram o Canvas de modelo de negócio que é essa estrutura que vocês estão vendo na tela que hoje em dia ela é popular no Brasil até mas isso foi até eh a luz foi a primeira empresa assim.

    Que começou a falar dele sistematicamente no Brasil Então eu fico feliz até de ter ajudado a popularizar o Canvas de modelo de negócio no Brasil e eu particularmente tá eu não gosto do Canvas modelo de negócio como ferramenta analítica Porque você não faz análise nenhuma através dele você vê um retrato ali do que que o empreendedor ele tá concebendo mas você não tem juízo de valor você não consegue através do Canvas entender se o modelo de negócio é bom ou ruim né se ele É lucrativo ou não.

    Se ele é eficiente no que ele se propõe a fazer mas o Canvas de de modelo de negócio ele é uma ferramenta incrível pro empreendedor desenhar e colocar no papel o que ele tá pensando em relação ao negócio então eu gosto do exercício de preencher o Canvas eu não gosto né Depois de eu não gosto Por exemplo quando eu vou analisar uma empresa do ponto de vista e investidor eu não gosto do Canvas como como esse tipo de ferramenta né ferramenta que para gerar análise.

    Crítica porque ele gera pouca mas assim como eu falei o preenchimento do Canvas ele ele ele auxilia muito a você pensar no seu negócio de uma forma diferente e ele tem uma ordem de preenchimento né Não é ele não é aleatório né não é que ele geralmente tem uma ordem recomendada E qual é essa ordem né como é que se preenche o Canvas de modelo de negócio o primeiro passo é você definir o seu segmento de clientes né então tem muita gente que começa ali pelo meio que é a oferta de valor mas para quem é oferta de valor que você tá pensando né você.

    Começa sempre a construir o seu negócio a partir da do cliente existe alguém para quem você quer existe alguém que tem um problema e você tá propondo uma solução para essa pessoa quem é essa pessoa né Quais são os seus segmentos de client então então é a primeira definição que você tem que ter né quando você tá planejando o novo negócio ou quando você tá avaliando o negócio é se essa empresa tem um segmento de clientes bem definido em seguida você vai para ali pro meio né como eu falei a oferta de.

    Valor né É definir né Qual é o benefício que você tá gerando pro seu segmento de cliente né o benefício ou uma solução de um problema enfim o que que você tá propondo para seu segmento de cliente e é importante ter na cabeça que por exemplo a sua oferta de valor ela não é prestar consultoria financeira né você tem você precisa gerar eh como eu falei um benefício pro seu sua oferta de valor ela precisa gerar realização pro seu cliente prestar consultoria financeira.

    Gera realização para você pro seu cliente não necessariamente O que que você pretende entregar com a sua - PLANILHA EXCEL

    Consultoria financeira por exemplo né Você pode entregar algo como tirar a sua empresa do vermelho com a metodologia proprietária criada pela minha empresa né de controle de custos que demora até 180 dias para fazer efeito então em 180 dias vou te tirar do vermelho através da minha metodologia proprietária Isso é uma oferta de valor né se você é capaz de entregar com a sua consultoria financeira são outros isso você tem que.

    Avaliar você mas a sua oferta de valor ela sempre vai propor um benefício para seu segmento de cliente e não por exemplo na luz a minha minha oferta de valor não é vender planilhas né A minha oferta de valor é escalar negócios e é escalar negócios através de modelos prontos né e gan de produtividade em seguida né o próximo passo passo três é pensar Quais são os.

    Canais que você utiliza para entregar né a sua oferta de valor então assim pensando nos quatro PS marketing né quem conhece eles representam o p de praça e o p de promoção né Quais canais você usa para para vender para atingir o público e quais canais você usa para divulgar o seu a sua oferta de valor o passo quatro é o relacionamento né Eh e aqui o prin aqui é obviamente né é autoexplicativo é o relacionamento que você pretende eh desenvolver com o seu cliente com seu segmento de cliente mas.

    Aqui O interessante é você pensar no seguinte eh Que tipo de relacionamento eu vou construir com o meu cliente que vai fazer com que ele não troque a minha empresa por outra por sei lá por uma questão de preço mais baixo por exemplo né O que que eu tô criando de intangível aqui no relacionamento com meu cliente para chegar esse ponto um exemplo simples eu tô aqui com vocês fazendo uma live né pô ajudando vocês com conceito de modelo de negócio isso não necessariamente tá 100% ligado ao meu produto né tá a minha oferta de valor mas isso faz com que vocês se sintam dentro de um ecossistema.

    Faz com que vocês né Eh entendam que a Luz está aqui para ajudar Então na hora de pensar em em em em adquirir ferramentas a luz vai est dentre as opções de vocês porque eu estou desenvolvendo um relacionamento melhor né com com Consultores o passo cinco é fechar o quadrante né direito ali do do Canvas que é pensar nas fontes de receita legal pensei quem Qual é o meu segmento Quais são meus segmentos de cliente Qual é a.

    Minha oferta de valor Quais são os canais que eu uso né para para para entregar esse valor Qual é o relacionamento que eu construo com meus clientes agora como é que eu monetiz isso né como é que eu monetiz o valor que eu tô criando né Quais são as minhas fontes de receita depois você vai pro pra parte parte esquerda né do Canvas e o primeiro ponto é pensar nos recursos Chaves né quais são os recursos mais importantes para fazer esse modelo de negócio rodar a gente tá falando de duas de três.

    Coisas tá ativos físicos máquinas né equipamentos que sejam Ultra relevantes pro negócio aqui a gente não tá falando de coisas acessórias a gente tá falando do que é crucial chave eh podemos estar falando de ativos intelectuais né como uma tecnologia proprietária algo que que só eu tenho e é importantíssimo para para entregar o valor que eu tô que eu tô criando e eu tô falando de Recursos Humanos né Quais são as equipes chave que fazem esse negócio rodar.

    Eh em seguida a gente vai para as atividades chave Quais são as atividades aqui eu gosto de pensar no seguinte Quais são as três ou quatro coisas que dentro desse modelo de negócio se a empresa repetir o tempo inteiro e ou fizer com cada vez mais velocidade e eficiência essa empresa vai crescer né então o que que é chave em termos de atividade para ela fazer para crescer eh Dando um exemplo da Consultoria cara tem duas principais né que é prospectar né Vamos botar prospecção negociação juntos.

    E do outro lado a execução dos projetos de consultoria não não tem outra coisa né Você pode até falar não eu tenho uma vertical aqui de produtos digitais né de cursos legal né Outra coisa mas na a consultoria Essas são as duas atividades chave depois você vai lá pro canto esquerdo né que são as parcerias chave e aqui muita gente se força a colocar alguma cois porque tem esse quadrante no Canvas Eu já vi muito Canvas em que isso.

    Esse campoa vazio e conceitualmente isso estava extremamente correto aqui a gente tá falando de parcerias chave né que sejam chave para que você entregue ou capture valor a gente não tá falando aqui de de sei lá pô eu posso fazer uma parceria amanhã com a empresa tal para para aparecer no Instagram dela e gerar mais audiência Cara isso não é uma parceria chave é um é uma coisa que você tá testando parceria chave n nesse nesse Campo aqui seriam terceirizações né ou seja.

    Parceiros te ajudam a entregar a sua oferta de valor ou parceiros na venda divulgação né mas que sejam chave né que que te ajudam a capturar valor e por último você vai pensar na estrutura de custos né a estrutura de custos normalmente tá ligada a esses três outros quadrantes do do da esquerda do Canvas que são né ou vão ser as atividades chave os recursos chave ou parceiro chave que vão gerar né vão vão compor a parte principal da sua estrutura de custos eh em alguns casos.

    Também você vai acrescentar alguns canais né Por exemplo cara eu compro muita mídia aqui na empresa né eu faço muita acampanha de Google ADS Mas normalmente né Se isso for relevante a esse ponto eh normalmente vai tá também na na como atividade chave então recapitulando né segmentos de cliente para começar depois você vai lá pro meio do Canvas né Eh oferta de valor em seguida canais relacionamento né como você entrega o valor que você tá.

    Criando fonte de receita né como é que você captura o valor Você tá criando eh recursos Chaves atividade chave parceria chave né Eh Quais são as que tem de crucial aqui para fazer esse modelo de negócio rodar e nove né como eles compõem o custo da sua empresa do seu modelo de negócio então Dando um exemplo da luz aqui né eu nosso segmento de cliente são empresários proprietários de pmes né e.

    Consultores no geral o pequeno empresário né eh como vocês que tão aqui e a gente tem um segundo segmento de clientes que são gestores de empresas maiores né aquele cara que precisa coordenar uma equipe gerenciar uma área ele também usa nossas ferramentas eh a nossa oferta de valor a ganho de escala e produtividade com modelos prontos né como eu falei antes a gente tem como canais principais o nosso site onde a gente vende na plataforma onde a gente vende as nossas assinaturas eh Google ADS né que a gente faz muita.

    Campanha de apaga no Google e seo né que é uma mídia mais orgânica né ali é o posicionamento no Google através de estratégias de de seo relacionamento a gente tem os principais né são o atendimento no WhatsApp né Eh e os webinars encontros ao vivo como eu falei é uma estratégia de construção de relacionamento fontes de receita a gente tem hoje assinaturas para acesso à nossa plataforma né ativação da das das Ferramentas e produtos de educa venda de.

    Produtos né de educação e mentoria que são Vendas Mais pontuais na na no canto esquerdo a gente tem né de recursos chave a própria tecnologia de licenciamento né que contribui para para que a gente eh consiga capturar valor melhor né e desenvolver o relacionamento cada vez melhor também com nossos clientes equipes de Marketing e produto né são são as os mais relevantes os mais chave atividade chave a produção dessas ferramentas não só produção do zero mas também as melhorias né correção de de.

    Bugs que a gente tem Ou seja criar ferramentas que sejam cada vez mais usadas e agreguem valor a nosso assinatura e aquisição e atendimento de clientes né são as nossas atividades chave parcerias chave né são os próprios Consultores né que eles são um segmento de cliente mas eles também levam as nossas ferramentas até outros possíveis clientes através do próprio uso do produto né E até outras outros empresários né de de de serviços bit tob né como contadores também costumam usar.

    Nossas ferramentas em terceiros e acabam divulgando a gente mas também tem muitos professores universitários influencers de gestão né teve uma vez que eu eu tava até conversando com com um empresário de Angola E eu perguntei para ele cara como é que você conheceu né a luz e ele falou cara eu tava fazendo um um MBA na uma universidade em Coimbra em Portugal e o professor abriu uma planilha de vocês na sala e eu falei cara preciso conhecer isso então cara o professor acaba sendo um vetor incrível pra gente né E a nossa.

    Estrutura de custos né é composta principalmente de ferramentas de ti né Eh Especialmente porque nós somos muito eh nós somos meio obcecados com a automatização e e e dados né então a gente gasta a gente boa parte do nosso orçamento vai em ferramentas que permitam que a gente automatize muito do nosso do nosso nosso trabalho equipe de produção e desenvolvimento e equipe de Marketing e atendimento ao cliente até aqui tudo bem pessoal deu para ter um Panorama legal do Canvas é uma ferramenta que eu acho.

    Que para você desenvolver o próprio modelo de negócio ajuda demais assim legal seguindo né Quais são os problemas do cvas né Eu já até Adiantei isso um pouco eh primeiro cara pouca o zero ênfase no formato da captura de valor em lucratividade né foi até o que eu mostrei aqui no da luz né assinaturas para acesso à plataforma produtos de educação mentoria ainda não fala basicamente como eu tô capturando o.

    Valor né é mais um sei lá uma frase sobre cada umé não deixa muito claro quais são por exemplo os os indicadores que eu monitoro né Quais são os meus triggers para aumentar a receita lucratividade então né você tem ali fonte de receita estruturas de custo mas Você não tá nem vendo isso né Eh ele não faz nenhum juízo de valor sobre bom ou mau funcionamento então como eu falei é uma ferramenta meramente ilustrativa eh ajuda o empreendedor na hora de preencher mas como avaliação eu.

    Não acho suficiente e ele não leva em conta a importância de cada quadrante para cada tipo de modelo de negócio então Dando um exemplo aqui para vocês cara se eu tenho uma empresa que vende Ass naturas o quadrante relacionamento é muito mais importante do que um e-commerce né o e-commerce ele tá ali para fazer aquela venda direta não se o cara voltar e fizer uma segunda venda maravilha né a empresa até vai estimular isso vai tentar fazer mas cara o Size ele vende engajamento né um size por.

    Exemplo né que tem um modelo de assinatura ele vende engajamento se o cara deixar de usar o produto por um mês ele vai cancelar a mensalidade então o quadrante relacionamento é muito mais importante né para esse tipo de e dentre outros né Poderia estar falando de outros tem modelos como eu falei que o quadrante parceria ele vai est Zerado e e conceitualmente não tá errado né mas tem outros que cara eles vão depender de parcerias para sobreviver e um uma uma alternativa que eu gosto né esse esse é o link Canvas né.

    O link Canvas ele ele basicamente ele troca o o campo relacionamento por vantagem injusta né Qual é aquela coisa que só você faz e que os outros players não vão conseguir copiar de você então é legal listar isso porque às vezes vai ser o relacionamento às vezes não vai ser pode ser outra coisa então o relacionamento ele pode estar incluído ali mas também pode ser outra coisa né pode ser uma tecnologia proprietária que só você tem pode ser uma barreira de entrada que você conseguiu romper e ninguém mais consegue né e na parte da.

    Esquerda Ele é todo ele foi todo remodelado né você fala ali em problema solução né que são fatores importantíssimos para você chegar na na proposta de valor né na proposta de valor única né como ele fala eu gosto bastante desse termo eu quem Quem me conhece sabe que eu uso bastante ele e ele também fala em métrica e chave né Eh que tá aqui ele fala em métrica chave Então você começa a ter uma ideia ali de de de indicadores interessantes né para.

    Mostrar se aquele modelo de negócio vai ional ou não E por que que modelagem de negócios é importante né no no no principalmente no ambiente consultoria tá então eu eu considero três fatores aqui tá primeiro porque todo consultor é um empreendedor né e todo empreendedor precisa planejar e controlar o seu modelo de negócio segundo porque uma das principais funções do consultor é.

    Diagnosticar e muitos problemas Mas eles podem ser antecipados quando o modelo de negócio é conhecido né eu vou falar sobre isso também eu vou falar sobre cada um desses pontos e terceiro porque um consultor que entende de modelo de negócio né ele consegue auxiliar seus clientes em um Horizonte temporal muito maior né se lá se Ah um consultor que entende só de venda direta né a empresa tá abrindo ali uma vertical de negócio de assinatura pô ele ele não entende ele não vai conseguir ajudar sabe n então ele o consult tá sempre se.

    Atualizando nesse nesse ponto então assim falando do ponto um né uma coisa que eu já ouvi de outros de consultores vários assim né cometeram esse erro que é cara eu tenho conhecimento né eu sei prestar consultoria eu sei do que eu tô falando eu sou bom no que eu faço então se eu lançar um curso digital né Eh um curso online eu vou vender para milhares de pessoas e o meu modelo vai ser mais escalável meu modelo de negócio legal né pensando meramente do ponto de vista fonte de receita pode funcionar só que.

    Qual é o problema disso quando você tá entrando no modelo de negócio de de venda de curso online você tem que entender que você tá iniciando um modelo de negócio no qual marketing digital é uma atividade chave tecnologia é um recurso chave você tá pronto para gerenciar isso então antes de entrar né nesse novo modelo de negócio você precisa entender dele né então o próprio consultor para pensar na própria empresa em como ganhar a escala Ele precisa saber qua são os modelos de negócio que são estão disponíveis né E precisa tá.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=poDMSzGRn10

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