Estudo de Caso - Planejamento Estratégico, Objetivo e Metas - PLANILHA EXCEL

Estudo de Caso - Planejamento Estratégico, Objetivo e Metas - PLANILHA EXCEL Fala pessoal tudo bem Aqui é o Diogo da luz e hoje eu tô aqui para gravar mais um vídeo para vocês sobre estudo de caso onde a gente pega as nossas planilhas da luz e faz alguns vídeos explicando.

Estudo de Caso - Planejamento Estratégico, Objetivo e Metas

Algumas situações que podem acontecer quando vocês tiverem dando consultoria ou quando você tiver aplicando a planilha Ok então hoje eu trouxe a planilha de plano estratégico de.

Planejamento estratégico e eu trouxe aqui um exemplo de uma empresa que tem é um caso real né mas era um negócio de vendas presencial assim era venda de porta em porta e eles já atuavam no.

Município do Rio de Janeiro e eles queriam atuar em todo o estado do Rio de Janeiro né então o grande objetivo deles era ter essa presença em todo o território a nível.

Estadual no geral esse toda empresa quando começar o ano principalmente né tô gravando esse de Janeiro toda empresa quando começar o ano vai já ter esses grandes objetivos que vão querer ser.

Alcançados e quando esses grandes objetivos principalmente você tiver dando consultoria Pode ser que eles já cheguem bem definidos como nesse caso de presença em todo o território a nível.

Estadual em vez de nível Municipal Ou eles podem chegar muito abertos né então podem chegar por exemplo ah a gente quer aumentar nosso faturamento mas como é que aumenta o.

Faturamento pode ser diminuindo ali eh a aumentando a sua margem pode ser aumentando o mercado nesse caso aqui por exemplo é aumentando o mercado né a gente aumenta o mercado e aumenta os.

Resultados da empresa Então se as metas globais né os grandes objetivos da empresa chegarem muito separadinhos o principal trabalho seu como consultor é beleza vamos transformar esse objetivo.

Em algo mais concreto um caminho bem definido tá Então nesse exemplo aqui específico eles passar o o objetivo era crescer era aumentar faturamento e tudo mais e a gente traduziu isso como.

Aumentar a presença em em todo o território do Estado sair do município e passar para atender o estado inteiro então ok né nesse estudo de casa eu vou trazer um exemplo mais simples.

Mas a nossa planilha daá espaço para você botar até 10 objetivos né no geral a 10 já é um número ali limite de metas globais da empresa quanto maior empresa mais metas globais né que são essas.

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    Grandes metas vão existir mas para - PLANILHA EXCEL

    Pequenas empresas médias empresas se você tiver de um a três um a quatro já é o suficiente eh mas pra empresa qu conforme a empresa eh for crescendo.

    Conforme a empresa for maior eh esse número vai crescendo mas 10 a gente acredita que seja um bom número ali para você ter o principal desafio que as pessoas têm.

    Nesse e é por isso que as empresas contratam consultores é transformar como é que a gente transforma esses grandes objetivos né Eh em objetivos mais específicos por.

    Área que é como é que a gente quebra isso né e eu não preciso nem falar que o caminho que a gente escolheu aqui na nossa planilha que para mim é o melhor caminho é um caminho de você partir dos.

    Indicadores para traçar o plano tático né então eu defini aqui nesse nosso exemplo do estudo de caso três áreas né eu eu botei todas as áreas mas eu queria focar principalmente nessas duas de cima.

    Que é vendas e processos e Mas eu também trouxe exemplo para financeiro RH mas toda empresa tem áreas Claras eh tem ou pessoas em funções Claras e o ideal é a gente começar traduzir como o que.

    Significaria aquele grande objetivo ser ser realizado em metas por cada área dali vira as ideias do que que cada área vai fazer muitas vezes vezes a gente vê o processo acontecer nessas.

    Grandes empresas como áreas metas são definidas entregam pro gestor da área e o gestor da área tem que pensar no no no plano já mas a gente tem certeza que Partio dos.

    Indicadores é muito mais fácil traçar esse plano então paraa área de vendas por exemplo eh essa empresa lembrando uma empresa que atua meio que em região indo de porta em porta né então dois.

    Indicadores chave da área que vão - PLANILHA EXCEL

    Indicar que essa meta global de presença em território foi atingida na área de vendas é clientes prospectados no município né aí pode ser.

    Em vários municípios né Para dar o estado inteiro eh ou clientes prospectados no estado também se a gente quisesse ser um pouco mais abrangente né mas eu acho que no no geral quando a.

    Gente tá querendo crescer a gente quer botar município a município né Eh é então a gente quer pra área de vendas a gente quer aumentar esse número de clientes prospectados a gente quer.

    Aumentar o número de negócios fechados Por que que a gente dividiu em dois né porque negócios fechados existem n coisas que podem n variáveis que podem afetar eh mas uma delas Com certeza é.

    Clientes prospectados quanto mais clientes a gente tiver lá em cima mais negócios a gente vai fechar então a gente começa primeiro porque a gente tem mais controle que é prospectar.

    Cliente e depois de fechar esses negócios tá então essas metas de venda vão ajudar a atingir aumentar essa presença em todo o território no nível.

    Estadual ao mesmo tempo a área de processos vamos dizer que esse esse time de vendas ele tinha que gerar várias documentações rápido para enviar pros clientes para aprovar os negócios e não.

    Era bem proposta eram documentos mesmo então a área de processo que era responsável por gerar esses documentos o indicador chave para isso para para para atingir e ajudar nessa meta era diminuir.

    O tempo de de emissão de do documento x vamos dizer que seja da proposta x também a gente pode admissão de propostas pronto Isso aqui vai ajudar isso aqui já era uma métrica que que a.

    Empresa media isso aqui ajuda a gente alcançar Porque quanto mais rápido a gente emitir proposta mas a gente consegue fechar negócios por exemplo entendeu mesma coisa financeiro como é.

    Que o financeiro pode impactar essa meta de presença Então já pensando com essa mentalidade de que o time de vendedores que aumenta essa capilaridade a gente pode o time.

    Financeiro pode diminuir o custo dos transportes dos vendedores e e área de RH por exemplo pode aumentar o número de vendedores contratados Então o que a gente tá.

    Fazendo aqui aqui é pegar essa grande meta global e quebrar indicadores de cada área que ajudam a atingir essa meta Global a gente não tá pensando no plano A gente não tá pensando em como a gente.

    Vai aumentar o número de clientes prospectados de negócios fechados do tempo de admissão de proposta a gente tá pensando primeiro nos indicadores então a gente quebra essa meta grande meta em.

    Números palpáveis Esse é o grande pulo do gato que você vai ter que fazer na sua consultoria quando você aplicar dentro de empresa que é quebrar esses valores em em em números mesmo entendeu.

    Em quebrar em indicadores porque quando você quebra indicadores você facilita esse pensamento do plano tático então depois desse processo da gente definir os indicadores a gente vai.

    Obviamente traçar uma meta para cada um deles né eu não vou entrar aqui muito no detalhe das metas em si que vão ser eh traçadas porque eu quero mais falar de como a gente tá traduzindo aquele.

    Pensamento estratégico pro tático então e aí depois da gente definir os indicadores a gente consegue pensar as ações que vão ser feitas para atingir aquela estratégia então lá no caso de.

    Vendas né a gente que tem um objetivo de aumentar o cliente prospectado então a gente vai deixar panfleto em todas as casas a gente vai frequentar mais eventos nos municípios a gente vai.

    Conseguir lista das associações de moradores e para fechar negócios a gente vai querer eh pegar preços dos concorrentes e.

    Eh usar como ancoragem então tem todo esse trabalho de pesquisa de preço são várias coisas que a gente vai.

    Pensando com base nos indicadores como é que a gente aumenta esse indicador como é que a gente aumenta esse indicador mesma coisa aqui nos processos a gente tem que diminuir o tempo de emissão do.

    Documento ou a gente tem que eh diminuir o tempo de de emissão de propostas então tem todo esse processo de mapear o processo atual fazer uma.

    Análise da melhoria implementar a melhoria Então o que a gente tá fazendo aqui é pegando esse indicador e transformando beleza Qual é o caminho que eu vou seguir para chegar.

    No resultado que é diminuir ele mesma coisa financeiro a gente pode para diminuir o custo com transporte a gente pode fazer uma análise de carro híbrido versus carro de gasolina ou a gente pode.

    Procurar fechar parcerias com postos específicos enfim a gente tá sempre pensando do indicador para ação e aí a gente consegue fechar esse plano.

    Tático então só para dar uma recapitulada a gente pegou esse Grande objetivo que é aumentar a presença em território nacional que ele é bem abstrato né ele não tem nada de concreto.

    A gente quebra por área em indicadores então a gente sabe exatamente que se esses indicadores forem atingidos a gente alcança essa meta e depois a gente quebra em planos de ação indicador e.

    Indicador Ou seja a gente tá deixando concreto a gente tá indo desse conceito mais abstrato da Estratégia global da empresa para esse conceito mais concreto do que a gente quer atingir.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QyzfaF89lQ8

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