Tema difícil é um tema complexo porque pode ser muito simples pode ser muito complexo né Tem empresa tem smb empresa de uma pessoa só ali que você vai sentar você vai fazer um orçamento até rápido né porque a empresa já traz uma confiabilidade de dados interessante tem empresa de capital aberto que o processo de orçamento é gigantesco né Tem aprovação pelo conselho tem publicação na na na na CMV então o projeto ele pode ter 1 milhão de camadas Diferentes né o meu objetivo aqui com vocês é mostrar um pouco do Core né não é ensinar.
Matemática financeira não é ir pros pormenores né de de gestão é tentar dar alguns insights né tentar mostrar assim como sempre aquela pegada prática aquela pegada de legal já já tenho algum conhecimento como é que eu testo isso aqui como é que eu boto na rua como é que eu apresento para um cliente que eu já tenho Então hoje né eu tento trazer sempre um pouco dessa Essa praticidade aí que que tá tão tão forte na luz até hoje né então falando da da nossa introdução né Eh.
Quem é a luz né a luz é uma empresa que nasceu para desenvolver o empreendedorismo Eu acredito muito no empreendedor brasileiro e no empreendedor Mundial assim eu acho que o a sociedade ela se desenvolve com o empreendedorismo e uma coisa que eu fico triste que eu fico Deprimido é quando eu vejo empreendedor trabalhando duro e falhando por coisas que já deveriam ter sido resolvidas há mais de 50 anos sabe métodos de gestão clássicos então eu trabalho dia e noite às vezes eu não.
Durmo tentando resolver esse problema que é o Né que é que todo o empreendedor consiga atingir o seu potencial e hoje essa é a nossa visão sabe a gente trabalha por um mundo mesmo onde as empresas não quebram mais por falta de acesso a networking ferramentas e melhores práticas de gestão por isso também que eu trago esse tipo de iniciativa aqui de colocar vocês nessa sala é por isso que eu faço minhas lives no Zoom eu sei que a maioria das pessoas ela eles vêm depois as lives mas eu faço.
No Zoom justamente porque eu quero esse tipo de interação eu quero que vocês coloquem os problemas na mesa eu quero que a gente troque né eu todo mundo que depois da Live já veio falar comigo já veio conversar sabe que eu sou sempre acessível Sempre disponível para ajudar empreendedores né e o consultor para mim ele é um empreendedor que vale dois né porque ele é um ele é um ele é um empreendedor que desenvolve outros empreendedores Então para mim É como se eu tivesse acertando na minha missão duas vezes e a Luiz já né a gente já.
Teve no lugar onde vocês estão pessoal quem não não tiver falando só vou pedir para desativar o microfone porque tá dando um eco aqui e e ativa quando quando quiser falar né Aí é só ativar eu já a gente já teve né como como empresa no lugar onde vocês estão hoje a gente começou como uma empresa de consultoria então a gente vendia serviços personalizados é aquela coisa assim acho que todo consultor no início ele vê um problema de gestão ele quer resolver então a gente também tinha essa pegada.
Com o tempo a gente percebeu que legal né a gente tava ajudando alguns empreendedores mas aquilo ali não trazia escala aquilo ali não fazia a gente crescer né para para crescer eu tinha que contratar um clone meu e um clone meu era raro era difícil era caro Então eu tinha que pensar em alguma forma de escalar e foi quando eu comecei a gente começou a a fechar um pouco nossos serviços então a gente começou a ter serviços de prateleira né Eh serviços fechados e a gente começou a Gerar demanda para ess serviços conscientizar o os empreendedores que eles precisavam.
Né de uma coisa mais padronizada que isso também resolveria o problema deles né então e a gente foi indo por esse caminho né a gente depois a gente nós nos transformamos numa empresa de produtos né produtos digitais a gente percebeu que o nosso cliente ele valorizava muito as ferramentas que a gente usava na consultoria então a gente abriu um e-commerce de de ferramentas né que até hoje mais ou menos a gente tem essa cara mas hoje a gente é um produto tecnológico né a gente é uma plataforma ali onde você assina você você pode usar.
Né os produtos que você quiser e estamos evoluindo acredito que no final de Fevereiro eu vou trazer novidades bem interessantes para vocês Consultores principalmente Mas vamos ficar na surpresa aí por enquanto falando da série consultoria ágil né Eh eu comecei essa série porque eu percebi que o ganho de escala é o grande desafio de qualquer consultor né grande escala e prospecção Eu pretendo abordar o tema pros também é um tema que eu gosto bastante né O meu eu tenho um background muito forte em.
Marketing em vendas Nem tanto mas em marketing eu tenho então eu tô aqui hoje com vocês como sempre para ajudar as empresas de consultoria de vocês a ganharem escala né e abrirem novas fontes de receita também lançar novas linhas de serviços e e produtizar esses serviços também então aqui a gente trabalha temas principalmente criação de novos produtos né utilizando ferramentas simples para práticas né de fácil implementação estruturação e otimização de processos e alguns outros desafios.
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Comuns né na vida de consultores e a gente tá aqui toda quinta-feira né Depois eu vou mandar o - PLANILHA EXCEL
Link para vocês quem não tá inscrito ainda quem chegou aqui por Acidente depois se inscreve Entra no grupo do WhatsApp que é onde eu divulgo eh as nossas lives os próximos temas né quando quando abre o grupo o link do zoom tudo por lá vamos a que interessa né vamos juntos falar agora de de orçamento Empresarial né vamos vamos falar sobre como seria um produto de consultoria.Orçamento Empresarial Vamos mas primeiro né O que que é um orçamento né é uma coisa bem simples assim né o orçamento ele ele é parte de um plano financeiro né que compreende a previsão de receitas e despesas futuras Para administração de determinado exercício ele aplica-se pro primeiro pro segundo pro terceiro setores pessoas ou pessoas físicas né então cara todo mundo mesmo que informalmente faz o seu próprio orçamento pessoal né sabe quanto pode.
Gastar no próximo mês Quanto quer gastar nos próximos se meses né se vai querer comprar uma casa ou viajar né a gente faz o nosso plano financeiro aqui pessoal e a empresa é mesma coisa a empresa precisa né Para que ela cresça de forma saudável ela precisa ter esse plano financeiro bem estruturado e o orçamento serve justamente para isso existem alguns tipos de orçamento eh eu trouxe aqui quatro mas tem até mais do que quatro.
Eh e eles não são eh tipos de orçamento que eh como posso dizer eles se misturam sabe eu acho que um bom orçamento ele vai ter elementos desses quatro tipos e até de outros mas tem Tem empresas que fazem orçamento estático que é um orçamento no qual as receitas e despesas projetadas né para determinado exercício que normalmente é um ano eles são f elas são essas projeções são fixas né a empresa não vai variar a a a projeção de gastos independente da da da Projeção de receita tá sendo abaixo ou acima do esperado eh normalmente as as empresas.
Grandes fazem dessa forma porque elas têm uma maturidade maior na gestão e e até o processo de aprovação do orçamento é muito mais burocrático então você fazer uma mudança você trazer flexibilidade para aquele orçamento é mais difícil Tem empresas que fazem orçamento flexível né ou seja Você projeta as receitas e os gastos Mas você cria alguns triggers né para saber como você vai variar as suas despesas a partir do resultado né ou ou contrário Então né Você sabe mais.
Ou menos quanto você tem que gastar mas se aquela unidade de negócio tiver crescendo um pouco mais você já tem ali um cenário de de de flexibilização das despesas que você tá projetando eh existe orçamento base zero né O que que é isso o orçamento base zero é o orçamento no qual Você projeta todas as contas como se elas não existissem antes eh então assim as decisões elas são baseadas muito em mérito e necessidade né então por exemplo eu vou projetar sei.
Lá ah o gasto de marketing da unidade de negócio a legal eh não importa se ela gastou sei lá 1 Milhão no ano passado eu vou sempre olhar para aquilo ali Como se eu tivesse começando algo novo e vou pensar cara fez sentido gastar 1 milhão nisso aqui trouxe resultado Qual é a nossa projeção pro próximo ano então então o orçamento base zero ele significa dessa forma e o orçamento base histórica já é né diferente Você projeta Com base no que.
Você vem gastando normalmente nos exercícios anteriores é tá até escrito errado aqui eu vou mudar o PPT Ant mandar para vocês é exato Mateus me avisou aqui não mas eu expliquei né a base histórica Você projeta a partir do do do quanto foi utilizado né nos exercícios anteriores Independente de mérito ou necessidade né claro você pode até tomar decisões de mudar aquilo ali radicalmente Mas normalmente você usa como base o que foi.
Gasto ou que foi né faturado no nos anos anteriores e qual o melhor tipo de orçamento né como eu falei não existe melhor tipo de orçamento um a sua metodologia ela pode inclusive compreender elementos de mais de um tipo de orçamento eh lembrem-se sempre eu sou um grande defensor de que cada consultor tem a sua própria metodologia né Vocês peguem que vocês peguem métodos existentes ferramentas existentes e conectem elas para criar a metodologia própria isso.
Vai depender muito do setor que vocês atendem né do o tipo de empresa que vocês atendem né De quem é o a a o - PLANILHA EXCEL
Perfil de cliente ideal de vocês né vai vão ter perfis de clientes que vão exigir um orçamento mais estático né no qual você né um ambiente Mais maduro menos dinâmico né Por exemplo você tá faz prestando se lá você tá auxiliando ali no no processo de orçamentação de uma empresa do óleo e gás né cara empresas de de óleo e gás geralmente tem previsibilidade para 20 anos ou mais.Então aquilo ali justifica um orçamento mais estático né agora você tá né e é uma empresa de tecnologia não normalmente uma empresa de tecnologia vai exigir maior flexibilidade né no orçamento tem até um tipo de orçamento que eu não colo não coloquei aqui que é o orçamento contínuo que são empresas que elas estão eh praticamente a cada mês né eles analisam o resultado e estão fazendo revisões no no próprio orçamento Eh orçamento base zero normalmente ele funciona melhor em.
Em empresas que são mais incentivadas ao mérito né que tem que tem diferentes unidades de negócio disputando mesmo Budget porque aí você tem que realmente olhar para para quem tá trazendo mais resultado e e e movimentar as contas nesse sentido e o orçamento base histórica normalmente ele ele funciona melhor em empresas mais consolidadas né com poucas linhas de produto estabelecidas autossuficientes né porque você olha né como é que foi o ano passado são empresas que tão eem um processo de inovação um pouco menor né porque você.
Olha o ano passado Legal fez sentido a gente quer crescer 5% Poxa Legal vamos investir um pouco mais em marketing aqui pã legal o orçamento sai com base histórica ele já é bastante confiável né agora uma empresa que tá sempre criando uma nova unidade de negócio vai abrir 50 filiais no ano que vem aí realmente você já tem que pensar num num num base zero em algo mais flexível ó o Reinaldo já tá colocando pergunta aqui pode pode perguntar.
Reinal e normalmente no processo de orçamentação né no qual você vai projetar receitas despesas e investimentos de uma empresa para um período determinado o documento base que que as empresas usam para isso é um é o dre que é a demonstração de resultado do exercício ou eh ou você vai para uma uma variação gerencial do dre né um dre simplificado Mas o importante é você pensar que você você o ideal é você.
Fazer a sua primeira projeção no regime de competência né e não no regime de caixa porque o regime de caixa é complexo né se você vende parcelado você vai botar a primeira parcela ali na na nas entradas de caixa né E vai ter que projetar as outras você geralmente não tem uma relação muito clara entre as contas quando você tá no regime de competência você desconsidera o o Né Num primeiro momento ali o contas a pagar contas a receber você vai pensar no resultado da sua operação né Se a sua operação ela ela vai ela vai apresentar ela tá.
Apresentando né um certo Um Certo retrato legal você fica mais fácil de projetar aquilo ali e aí depois você vai pros pormenores né pro pro detalhamento financeiro daquilo né de como aquilo ali vai impactar o caixa né você vai paraa Projeção de balanço Projeção de de fluxo de caixa até aqui tudo bem pessoal a taciara tá melhorando com uma cara aqui falando não tá falando uma besteira incrível não não não é isso é porque na verdade tava falando e aí eu eu penso.
Assim né em algumas experiências onde eh a gente até quer fazer no regime de competência que seria Com certeza mais assertivo às vezes mas às vezes você não consegue fazer no regime de competência porque eh a forma da gestão da empresa não não te viabiliza entendeu pelo menos as minhas experiências foram essas cara você pegou um ponto importante agora porque a maioria das empresas fazem gestão de caixa e olhe lá né Eu sempre é é por.
Isso exato a primeira fase do as as duas primeiras fases do projeto de consultoria em orçamento para mim sempre são diagnóstico e modelagem e na modelagem eu se tem que tentar trazer pro seu padrão sabe tipo ver o que que eles emitiram nota fiscal ali independente do que tá no caixa eh tentar trazer os dados que não tem porque senão o orçamento fica cara não bate não adianta você não tem um CMV que né que que tenha relação com a receita não não fica bom mas isso que você falou.
É muito verdade assim né Tem muita empresa você vai entrar vai ter o fluxo de caixa e olha lá e aí você vai ter que olhar e vai ter que né ter que tentar pegar né trazer aquilo ali falar ver no contador o que que ele tem tentar pegar e montar um gerencial seu antes de começar o projeto de orçamentação eh legal vou dar uma dicas também para para tentar evitar isso o Reinaldo perguntou se o orçamento em base histórica é considerado algo muito simplista Olha eu considero eu acho que.
Por vamos po dizer por boas práticas o ideal é é é sempre tentar ter uma cabeça base zero assim né do tipo questionar todas as contas antes de projetar eh é um bom ponto Reinaldo eu concordo contigo legal depois né de de projetar o drr você vai para as outras projeções né balanço e fluxo de caixa se eu quiser ser bem simplista aqui com vocês pessoal né você vai o principal ali do balanço do fluxo de caixa é você.
Pensar na disponibilidade de caixa no contas a pagar no contas a receber e no que você quer fazer de investimento né de de de de ativo permanente ali né Você vai comprar vai fazer uma obra você tem que ter você tem que se preparar no seu orçamento para isso então assim Claro né tem pessoas aqui eu eu comecei minha carreira no financeiro por acaso mas tem pessoas aqui que provavelmente são muito mais especialistas que eu na competência que vão falar tá mas você pode né ir muito mais a fundo do que isso mas.
Eh mas mas o basicão é isso que eu falei eu acho que não foge muito dis você vai tem também uma questão do resultado financeiro né porque eh que eu também acho que deve ser feito depois da projeção do dre apesar do resultado financeiro estar dentro do dre porque depois que Você projeta você pensa nos investimentos que você quer fazer em Como tá o né a disponibilidade de caixa né contas a pagar contas a receber como vai funcionar às vezes você vai perceber que ao longo do ano você vai ter momentos de de caixa negativo E.
Aí você vai precisar o financeiro vai ter que pensar também vai ter que fazer suas projeções né de de orçamento você vai ter que pensar no custo de Capital no no custo financeiro que a empresa vai ter ao long do ano então o o resultado financeiro para mim ele também entra nessa segunda fase e algumas dicas para fazer um bom orçamento né Eh acho que o primeiro é entender a complexidade da gestão né da empresa que você tá tá montando orçamento e é engraçado que que como a taciara falou.
Aqui não tem jogo fácil né se você vai para uma empresa pequena normalmente vão faltar dados se você for para uma empresa grande vai sobrar burocracia e mas assim pensando assim na no no Big picture assim no no no quadro principal assim o que você vai encontrar para mim esses aqui são os principais stakeholders assim do de processo de orçamentação o presidente é o é o decisor final né é o cara que vai trazer as diretrizes né ele que vai falar se vai investir mais pelo caminho a ou pelo.
Caminho B né se vai cortar de a vai vai colocar em B ele vai trazer as diretrizes do processo de orçamentação e ele vai ser o cara que vai aprovar cara ou a mulher depende da empresa eh quando eu fala cara não tô me Sou carioca eu chamo todo mundo de cara inclusive as mulheres eh e aí os outros stakeholders né o diretor financeiro é o grande condutor do processo né Eh diretor financeiro não.
Vamos colocar a equipe financeira né como um todo né normalmente as empresas grandes elas até TM uma equipe eh ada ao processo de orçamentação Então mas mas vamos colocar aqui na figura do diretor financeiro que é o grande responsável ele vai ser o condutor do processo e ele que vai fazer mediação entre os demais stakeholders né ele que vai chegar em cada unidade de negócio em cada área vai garantir que essas áreas unidad de negócios fazem façam o pnel delas né o pnel é o Profit and loss.
Statement que é o é um demonstrativo assim como se fosse um dre simplificado né Sem todas as linhas mas específic daquela unidade de negócio daquela área então ele que vai fazer essa mediação ele vai definir como vai ser o processo ele vai nessas unidades de negócio nessas áreas vai garantir que eles vão né fazer projeções realistas vai apresentar pro Presidente vai fazer os ajustes revisões vai voltar para e o consultor ele entra como um um um fio condutor nessa né nessa condução escapou.
Do levar escapou agora pessoal quem tiver Quem não tiver quem tiver com o microfone ligado não tiver falando por favor vamos vamos fechar para porque tá fazendo barulho aqui no fundo Felipe eu acho que você consegue fechar Daí você como organizador porque eu tô sem o Os ajudantes mas eu acabo não mas você consegue você clica nos nos três pontinhos em cima da imagem da pessoa você pode montear a pessoa beleza Eh e normalmente uma empresa ela vai ter.
Áreas né vai chamar de áreas departamentos enfim mas são unidades de gasto né Por exemplo o setor de marketing ele é um setor de gasto ele é um setor que ele precisa projetar as contas de gasto dele e as unidades de negócio verticais de negócio eh as verticais de negócio elas são unidades de receitas e custos né então então por exemplo você tem às vezes uma linha de produto que tem um head ali um ou até mesmo um diretor Ele precisa.
Saber modelar as próprias receitas entender os custos diretos relacionados a a essas receitas e também pensar nos gastos específicos que aquela área Vai ter até aqui beleza pessoal tudo certo posso seguir posso ir show de bola então um segundo ponto aí uma segunda dica isso é bem básico assim para quem já tá no universo de Finanças mas né É sempre bom falar né entender as e e não é falar só conceitualmente é porque esses três.
Grupos aqui né Eh custos despesas investimentos eles têm comportamentos diferentes nas projeções os custos são custos geralmente diretos né eles são diretamente atrelados geralmente não eles os custos são são diretos eles são atrelados a à produção ou ou a venda de uma unidade a mais então eles Normalmente eles são projetados como um percentual da receita né Toda empresa ela tem ali o o CMV dela e aquele CMV vai ter pouca variação em relação à receita né Tem empresa que vai ter 40% da receita vai ser o CMV dela vai ter.
Empresa que vai ter menos vai ter empresa que vai ter mais e mas aquilo ali né você vai só vai variar se você não sei se se o seu se se o seu fornecedor de matériaprima mudar os preços dele ou se você sei lá mudar a sua política de essa menina aqui ó mais daí lá num canto casada eh as despesas Eles já são gastos relacionados à manutenção do funcionamento da empresa mas eles não necessariamente sofrem variação né.
Quando uma unidade a mais é produzida ou vendida por exemplo salários são fixos né Você pode vender mais pode vender menos eles vão ser fixos se a empresa parar de vender normalmente ela vai fazer um layoff ela vai demitir um pessoal mas não significa que cara cada unidade de vendida aquilo ali vai apresentar uma variação então a projeção ela já é diferente né ela pode ser fixa ela pode ser quase fixa né ela pode estar atrelada a a uma capacidade.
Né no sentido de o aluguel ele vai ter um preço Mas se a tua empresa passar de um certo número de pessoas você vai ter que pagar um aluguel mais caro isso vai ter que tá na sua projeção né e por último os investimentos os investimentos eles são gastos pontuais assumidos pela empresa visando aumentar a capacidade produtiva no futuro então por exemplo né compra as máquinas né você tá ali é um investimento pontual né você tá aumentando sua capacidade produtiva provavelmente aquilo ali vai afetar outras linhas da sua projeção.
Eh e obras por exemplo você vai fazer uma obra né aquilo ali eh aquilo ali é um investimento é pontual aumenta a sua capacidade produtiva pode falar pass senara eh só não sei como é que vocês consideram mas eu faço dessa forma quando como eu trabalho com serviços né e não indústria quer dizer eu não tenho um produto físico meu produto é o próprio serviço então eu eh coloco parte da folha nos custos tudo aquilo que não pode faltar para o meu serviço ser entregue eu coloco no custo por quê.
Porque a minha área Administrativa Financeira back office é a despesa mas a minha área de produção efetivamente quem vai entregar o produto de criação publicitária por exemplo ele vira um custo no caso do meu serviço então não sei como é que vocês eh entendem isso dentro dessa do orçamento mas o trabalho dessa forma ah em termos conceituais eh é o correto mesmo eu por questões simplificação Eu só coloco na linha de custos eh aquilo.
Ali que tá realmente atrelado à receita que eu possa projetar como um percentual da receita por exemplo matériaprima algumas comissões sobre a venda eu sei que isso são deduções da receita Mas eu também coloco ali naquela linha naquela primeira por que que eu faço isso também também tá porque quando eu peço pras unidades de negócio eh para as unidades de negócio projetarem fazeremos seus pelus eu prefiro que assim eu eu eu coloco que nesse.
Ponto você tem mais razão ainda se for pensar porque né em teoria essas pessoas Elas seriam gastos específicos né dessa unidade de negócio em questão então eles entrariam como um custo fixo dessa área né Eh então legal faz sentido mas eu eu coloco sempre na linha custo ali o que é percentual mesmo da receita né O que tem uma relação muito Direta com uma nova venda ou ou ou uma unidade a mais produzida e eu deixo eu deixo esses.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3A9FeIJMfS0